EN

A Caipirinha Brasileira

A caipirinha é uma das bebidas brasileiras mais conhecidas internacionalmente. É feita com cachaça, limão taiti não descascado (também conhecido alhures como lima ácida verde), açúcar e gelo. No Brasil, é servida na maioria dos bares e restaurantes.

Pouco se conhece sobre a origem da caipirinha. Muito provavelmente, a mistura de cachaça, limão amassado, açúcar e gelo nasceu no interior de São Paulo. Era considerada um poderoso remédio contra a gripe. Da fórmula original, considerada um clássico da coquetelaria internacional, apenas o açúcar e o gelo permanecem intocáveis: em bares de todo o mundo, a receita vem ganhando novas cores e sabores, com ingredientes cada vez mais surpreendentes. Aos poucos, a cachaça cedeu espaço para a vodca, o rum e o saquê, ao gosto do freguês.

O drinque é servido em copo old fashioned, podendo ser acompanhado de um pequeno canudo ou palitos de madeira. Tradicionalmente, a capirinha é feita no copo em que é servida. Apesar disso, é comum o uso de coqueteleira para a mistura dos ingredientes.

Receita da Caipirinha

Ingredientes:

• 2 doses de cachaça
• 1 limão tahiti grande
• 2 colheres de açucar
• Gelo a gosto

Preparo:

Corte o limão tahiti em pedaços (com casca), coloque os pedaços em um copo médio de vidro, amasse-os com o açucar, adicione a cachaça e o gelo. Sirva-se.